quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Igreja de saint-Germain des Près



Hoje visitei a igreja de Saint-Germain des Près. Tinha estado lá há muitos anos mas foi bom voltar, pois ela foi restaurada com um trabalho da mais alta qualidade. Algumas partes do restauro ainda estão sendo concluídas, principalmente o mobiliário, e tive a agradável surpresa de poder observar os restauradores "em ação".
St-Germain é a mais antiga igreja de Paris. Seu campanário começou a ser construído no século X. Antes de se tornar uma igreja paroquial, foi uma abadia. Sua origem é ainda anterior ao campanário pois no século VI, no mesmo local, foi fundado um mosteiro segundo a Regra de São Basílio. Mais adiante, no século VIII, Carlos Magno faz uma doação especial aos monges e passando a filiação do lugar para a regra beneditina. A abadia é atacada durante as invasões normandas, no século IX e, com o apoio de Roberto, o Piedoso, o abade Morard a reconstrói no final do século X, iniciando as obras pelo campanário.
No século XVII e até meados do século XVIII a abadia vai se destacar como um grande centro intelectual e, após ataques, durante a Revolução Francesa, volta a ter importância como paróquia de grande abertura numa área de Paris que sempre foi o centro de debates do melhor nível acadêmico. Discussões, concertos, exposições sobre a história do cristianismo são frequentes na igreja de Saint-Germain. Atualmente há uma interessantíssima exposição sobre os cristãos do Oriente, em especial sobre os armênios.

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Fundação Maeght


Recomendo a quem vier à França uma visita a esta magnífica Fundação, que é um museu na pequena cidade de Saint-Paul de Vence.

No link, algumas informações sobre o museu/Fundação:
http://www.maeght.com/musee/