segunda-feira, 9 de abril de 2012

Museu Jacquemart-André


Hoje foi dia de visitar o Museu Jacquemart-André aqui em Paris. É um programa que recomendo pois se trata de uma belíssima construção do final do século XIX. André Jacquemart era herdeiro de uma família de banqueiros e decidiu usar sua fortuna para colecionar obras de arte, incluindo tapeçarias, esculturas, telas e mesmo mobiliário. Em 1881 Édouard André casou-se com Nélie Jacquemart, na época uma artista bastante conhecida. O casal fez várias viagens, sempre enriquecendo sua coleção. O jardim de inverno da residência, na foto, foi planejado pelo arquiteto Henri Parent.
A linha de metro mais próxima é a Miromesnil e o museu fica no nº 158 do boulevard Haussmann. O telefone para informações é: 0145 62 1159. Como vários museus em Paris, fecha nas terças-feiras. (Atualmente, além do seu acervo permanente, está com uma excelente exposição temporária sobre a arte dos faraós, a partir dos faraós de origem líbia, e a influência de outras culturas nas expressões artísticas das últimas dinastias).

Londres: Victoria & Albert Museum


Um ótimo programa a partir de Paris é a viagem a Londres, pelo EuroStar. O trem é rápido e confortável, o embarque tranquilo e em menos de três horas chega-se à capital inglesa. Fomos até lá porque o Paulo estava convidado para dar uma palestra no King's College e então aproveitamos para ficar 5 dias passeando pela cidade. Como minhas pesquisas são sobre o Oriente, fui direto ao Victoria & Albert Museum. Meu objetivo era visitar justamente as coleções de arte oriental que conheci há muitos anos mas que há muito tempo eu não via. Como sempre, maravilhosas! Coloco aqui a foto de um jarro de porcelana da dinastia Qing, chinesa, cuja forma se assemelha a de um bule mas que tinha a função de servir vinho. Apesar de tê-lo fotografado em uma vitrine, com um pouco de reflexo, acho que vale como registro.