segunda-feira, 31 de julho de 2023

Dunhuang, um oásis na antiga Rota da Seda.

alguns anos eu me interessava pela história de viajantes que, através dos séculos, percorreram toda uma rede de estradas e caminhos que partiam da China, atravessavam a Ásia e chegavam até os portos orientais do Mediterrâneo. Estes viajantes, que seguiam quase sempre em grandes caravanas, eram mercadores, peregrinos, missionários, agentes oficiais, diplomatas e aventureiros das mais diversas etnias e, de forma direta ou indireta, participavam de um importante intercâmbio não apenas comercial mas também de ideias e de crenças religiosas.
Organizei do jeito que eu gosto, sem agência de turismo, através da internet, uma viagem a Dunhuang, pequena cidade que se desenvolveu a partir de um oásis no deserto de Gobi, na província do Gansu, ao norte da China e que foi, no passado, ponto de encontro dos viajantes da Rota da Seda.

Entrada na área onde se localizam as cavernas de Mogao

Embarcamos, meu marido e eu, a partir de Xangai em um ótimo vôo  e nos hospedamos no Silk Road Hotel,  reservado também online. 
A chegada foi impressionante, o prédio do hotel é imponente, com uma bela e imensa pintura mural no seu "hall" e sem nenhuma outra construção à sua volta. E o melhor de tudo foi o passeio para visitar as cavernas decoradas com arte budista, conhecidas como Cavernas ou Grutas de Mogao, no oásis, em meio ao deserto de Gobi.
Recomendo muito este programa para que estiver planejando alguma viagem à China. No link abaixo, o Silk Road Hotel para o qual se pode fazer reservas pela internet de maneira muito simples:

Eu no deserto de Gobi

Pintura mural em uma parede do Silk Road Hotel